MBCB | Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil

MBCBrasil apoia o MOVER

8 de fevereiro de 2024

O Brasil se consolida como protagonista global da mobilidade sustentável com as iniciativas do Governo Federal. A publicação da MP 1205/23, que instituiu o MOVER, Programa de Mobilidade Verde, permitirá, em sintonia com o Programa Combustível do Futuro, em tramitação no Congresso Nacional, que estejamos alinhados ao que existe de mais moderno no propósito da redução de emissões de gases causadores de efeito estufa.

O caminho escolhido pelas duas iniciativas é o da Avaliação do Ciclo de Vida, quando considera-se não só as emissões no próprio veículo, mas também as relativas à energia utilizada (em qualquer das suas formas), bem como o processo de fabricação e de descarte. Trata-se da metodologia mais avançada que existe, o que coloca o Brasil à frente nesse tema.

Nesse cenário de transformação, a colaboração entre setores público, privado e sociedade civil torna-se crucial. Não restam dúvidas de que a cooperação e inovação são alavancas para políticas de mobilidade verde no Brasil, demonstrando que o país é capaz não apenas de responder aos desafios ambientais, mas também de promover uma economia mais sustentável e resiliente.

Formado por integrantes da engenharia e tecnologia, indústria, produtores, sindicatos e associações, o MBCBrasil é um acordo de cooperação, em expansão, que aposta nesse processo de colaboração entre diversas frentes para incentivar a descarbonização viável com o uso de fontes limpas disponíveis, assim como apoia o desenvolvimento de novas gerações de motores de baixa emissão de carbono, a fim de posicionar o Brasil como protagonista na inovação da mobilidade global. 

Ao mesmo tempo, o movimento trabalha em prol de uma transição energética justa, que garanta o desenvolvimento de competências e a preparação da mão-de-obra para as novas tecnologias e tendências, de modo a preservar e gerar novos empregos.

Esses novos marcos institucionais, com os quais o Congresso Nacional já demonstrou altíssimo nível de comprometimento, beneficiarão o país como um dos poucos dotados de uma cadeia de valor completa em termos de mobilidade, com ativos socioeconômicos imprescindíveis