MBCB | Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil

O Presidente Lula acaba de sancionar o PL 528/2020, que implementa o Programa Combustível do Futuro. O Projeto, que já havia sido analisado pelas comissões da Câmara e do Senado e aprovado no Congresso, é considerado pelos membros do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB) um passo decisivo na descarbonização dos transportes.

Biodiesel tem papel essencial na descarbonização da frota de caminhões brasileira, promovendo sustentabilidade econômica e ambiental, analisa Camilo Adas, Membro do Conselho do MBCB.

Para o MBCB, o futuro da descarbonização da mobilidade passa por definição das rotas tecnológicas mais adequadas, levando em consideração a realidade e características de cada país. Nesse sentido, as decisões que vêm sendo tomadas pelo Governo Brasileiro refletem exatamente isso. 

Na natureza, o lixo é considerado um erro de design. Assim, um dos principais caminhos da descarbonização é dar ênfase à economia circular, utilizando resíduos de certos processos como meios de retornar ao início, reduzindo o consumo de novos insumos. Esse é o caso das emissões de metano, que representam cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Principalmente localizada no setor agropecuário, as emissões de metano não são diretamente ligadas ao transporte, mas são oportunidade ímpar para também descarbonizar essa aplicação, principalmente os veículos pesados.