O Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil – MBCB é uma iniciativa que visa promover a transição para uma mobilidade de baixo carbono no setor de transportes do Brasil, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização.
Nosso grupo se destaca por reunir toda a cadeia da mobilidade – principais montadoras do país, empresas e entidades do setor sucro-energético e de biogás, sistemistas e indústrias de autopeças, associações e entidades de tecnologia e engenharia, pós-venda e sindicatos – numa grande força tarefa para diminuir as emissões de carbono dos veículos leves e pesados sejam eles carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas ou de construção.
O Brasil tem grande potencial para liderar a transição energética nos transportes, aproveitando seus recursos naturais e sua experiência em biocombustíveis. Para isso, é preciso apoiar a descarbonização viável dos transportes no Brasil utilizando todas as soluções de baixo carbono disponíveis. O Brasil pode reduzir as suas emissões de CO² nos transportes apoiando a neoindustrialização bioelétrica, gerando empregos e renda, e fortalecendo a sua competitividade global.
No que acreditamos
Descarbonização Viável
DESCARBONIZAÇÃO
VIÁVEL
Enquanto o mundo está em busca de soluções para a transição enérgica, o Brasil encontra-se numa posição privilegiada por ser um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo e poder usar este potencial para uma descarbonização viável, já adotando tecnologias para diminuir consideravelmente as emissões da sua frota atual e futura.
Neoindustrialização Bio-Elétrica
NEOINDUSTRIALIZAÇÃO
BIO-ELÉTRICA
Ao apostar na combinação de biocombustíveis com a eletrificação, criando motores flex-híbridos, o Brasil desponta também como centro de exportação para outros países que buscam soluções de baixo carbono. O Brasil também está na frente no desenvolvimento de novas tecnologias para o uso de biometano e hidrogênio verde no transporte.
Transição Energética Justa
TRANSIÇÃO
ENERGÉTICA JUSTA
A cadeia da mobilidade do MBCBrasil representa aproximadamente 5% do PIB do país e queremos continuar sendo referência mundial em tecnologia e sustentabilidade nos transportes. Mas para uma transição energética justa precisamos garantir que a mão de obra esteja preparada para lidar com as transformações trazidas pela neoindustrialização, por meio de capacitação e formação adequadas, não só garantindo os empregos atuais mas gerando novas oportunidades de trabalho.
Nosso propósito
Acreditamos no potencial e nas vantagens competitivas que credenciam o Brasil como agente principal no processo de descarbonização em âmbito global. Enquanto o mundo busca soluções para a transição energética, o país ocupa as primeiras posições entre os maiores produtores de biocombustíveis do mundo.
Temos orgulho de nossas vantagens competitivas e de nosso potencial para contribuir com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nossos biocombustíveis, como Etanol, Biogás, Biometano e Biodiesel, e nossos potencial futuro na produção de Hidrogênio Verde e novas tecnologias de veículos Híbridos oferecem soluções inovadoras para a mobilidade do presente e do futuro.
Juntos, temos a missão de utilizar todas as soluções de baixo carbono disponíveis para uma mobilidade limpa, econômica e socialmente responsável.